content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Rhodos, Rhodes, Rodes.....

Então vamos falar de coisa boa, né? Vamos falar da Tekpix de viagem pra Grécia porque ainda to pra conhecer lugar mais versátil do que aquele país lymdio di chessuiz. Esse ano não fomos pra Oropos novamente - se você segue esse blog já sabe que fui duas vezes pra lá, uma vez só com o maridon e outra vez com um casal de amigos. A primeira vez está registrada aqui em uma série de post, procure no ano de 2011 que você encontra. A segunda vez eu fiquei esperando as fotos que minha amiga tirou porque minha câmera quebrou no inicio da viagem e acabou passando muito tempo. Como eu já tinha escrito sobre a maioria dos lugares que visitamos, acabei não achando necessário fazer outra série de posts sobre a viagem - porque o orçamento era curto e queríamos ver outra parte do país. Pesquisamos qual ilha era compatível com o que poderíamos pagar e acabamos escolhendo a ilha de Rodes (ou Rhodos ou Rhodes), que fica bem ao sul do país, praticamente agarrada na Turquia. Não poderíamos ter escolhido lugar melhor pra ir!
Olha ela azulzinha ali embaixo no canto direito

Rodes foi uma ilha extremamente importante durante as cruzadas (mais ou menos de 1300 à 1500). Todas as nações europeias que fizeram parte das cruzadas tinham uma espécie de hotel pra seus cavaleiros (knights) na cidade medieval de Rhodos (Old Town). Eles paravam lá pra descansar e adquirir suplementos pra seguir viagem até o Oriente Médio. Essa cidade medieval é protegida pela Unesco e é extremamente bem conservada. Ela tem o palácio do Grand Crusade Master, a rua dos cavaleiros (onde ficavam os hotéis de cada nação), uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita, uma biblioteca, o centro comercial (que hoje em dia tem várias lojas, bares e restaurantes, mas antigamente era constituída de muitas barracas com gente vendendo comida, tecidos, etc.), o museu arqueológico (que costumava ser um hospital) e várias ruazinhas residenciais (ainda tem pessoas morando lá). A cidade é cercada por muralhas com só 3 portões pra entrar lá, um dando acesso ao mar e dois pra quem chegava por terra.
Mapa da Old Town

Fora das muralhas a cidade continuou se expandindo no que hoje em dia é chamada de parte moderna (Modern Town). A parte moderna se constitui de comérico e muuuuuuitos hoteis. Nunca vi tantos hotéis por metro quadrado na minha vida! Isso na verdade é meio chato porque tira a identidade e originalidade da cidade. Tem muito mais turista do que gregos (inclusive turistas gregos) e acaba que você mal se sente na Grécia ao andar pelas ruas. Mas mesmo assim a cidade tem praias gostosas e um porto lindo.
Mapa da cidade de Rhodos, com a parte medieval em amarelo e o a parte moderna ao redor

Além da cidade de Rhodos, a ilha tem vários outros lugares interessantes pra visitar. Tem vilazinhas bem mais autenticas e com bastante identidade grega, ruínas de templos antigos, castelos e fortes, praias maravilhosas, rios (que secam completamente durante o verão), montanhas e o Vale das Borboletas. Nós passamos 7 dias em total e alugamos um carro por 4 dias pra poder visitar a ilha toda. Vimos todas as atrações turísticas e também coisas inusitadas que a maioria dos turistas não se interessam em ver. Ao todo a viagem foi dividida em 3 partes, a costa leste, a costa oeste e a cidade de Rhodos. E é assim que vou dividir meus posts sobre a ilha.
A ilha inteira, visitamos praticamente todas essas cidades
Vou tentar escrever o próximo post até o final de semana, será sobre a costa leste da ilha. Prometo várias fotos lindas :-)

1. Que bacana ter essa introdução histórica antes do post mais turístico! Adorei saber mais sobre a ilha e agora ficarei esperando pelas fotos.