content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Amizades inesperadas

Essa semana minha melhor amiga aqui na Holanda se casou. Conheci essa amiga quando tinha mais ou menos um ano que eu morava por aqui, nos vimos algumas vezes e logo rolou uma afinidade. Mas como nos conhecemos através de uma amiga em comum a gente meio que dependia dessa amiga pra nos vermos. Até que por volta de um ano nos vendo somente através da outra amiga, ela de férias e entendiada e eu morando laaaaaaa na Bélgica, começamos a bater papo no MSN (sim, as pessoas ainda usavam bastante ele uns 2/3 anos atrás). Aí ela me solta um "posso ir te visitar amanhã?". Eu assustei! Nenhuma das pessoas que eu considerava amiga mesmo nunca foi me visitar lá no meu fim de mundo e essa menina que era só uma conhecida queria ir. E foi aí que começou uma linda amizade.

É estranho pensar assim, que uma amizade verdadeira pode surgir de uma tarde de bate papo e pode se tornar sólida em pouco mais de dois anos de convivência. Eu deixei tantas amigas maravilhosas no Brasil. Algumas eu praticamente cresci junto, outras eu conheci lá pros meus 20/21 anos. Mas todas elas levaram anos pra tomarem o posto de amigas de verdade. Mas talvez por solidão, por saudades, por estar mais vulnerável quando nos tornamos expatriadas, a gente começa a se abrir mais e começa a pensar diferente e ver a vida com outros olhos. Brasileiros têm a tendencia de achar que só porque você também é um brasileiro morando no mesmo país, vocês automaticamente tem obrigação de serem amigos. Mas não é bem assim, afinidade não é denominada pelo país de nascimento e muito menos pelo país em que resolvemos morar. Afinidade acontece e pronto. Como dizia o poeta "amor e amizade é igual à peido, se precisar forçar provavelmente é uma merda". E é esse o ponto, essa amizade nunca foi forçada e simplesmente aconteceu. Hoje eu sinto por ela o mesmo que sinto pelas minha amigas do Brasil, aquelas que cresci junta, que já conheço há anos. Com ela eu já sorri e já chorei muito e fico feliz de coração com todas as suas conquistas e fico super mal quando ela tá mal. É pra ela que eu ligo quando aquela coisa super legal aconteceu comigo e é com ela que eu saio quando to meio pra baixo e preciso de um ombro. Não que eu não tenha outras amigas por aqui, tenho várias lindas. Inclusive algumas que conheci através dela. Mas aquela afinidade que temos com alguém especial que chamamos de 'melhor amiga' é só com ela e com mais umas três lá no Brasil. 

Mas meu problema ainda é mais profundo pois eu sinto essa mesma afinidade com algumas pessoas que nunca vi pessoalmente! Isso mesmo, nessa era da internet quem nunca teve um amigo virtual? Tenho alguns que já conheço há mais de dez anos e nunca conheci pessoalmente. São pessoas que converso quase todos os dias e compartilho sentimentos que não teria coragem de compartilhar com a maioria das pessoas que conheço pessoalmente. Estranho isso, né? E quando a gente conhece alguém através de um blog e/ou um vídeo no youtube e começa a achar que aquela pessoa é na verdade seu gêmeo separado na maternidade...complicado isso, não é mesmo? 

Será que alguém mais que lê esse blog compartilha desses sentimentos? De ter uma amizade que começou do nada e em pouco tempo se tornou super forte? Ou de conhecer alguém na internet que nunca viu pessoalmente mas que considera um(a) grande amigo(a)? Contem me das suas experiências nos comentários....

Ah, só pra constar, segunda que vem, dia 16, estou saindo de viagem e só devo aparecer por aqui de volta depois do dia 27 que é quando eu volto. Só vou contar pra onde fui quando eu voltar, mas vou deixar uma dica. Se sair no jornal a notícia: "Personagem da Disney é assassinado por turista brasileira", pode ter certeza que estão falando de mim muahaha.

Um comentário:

  1. super compartilho! acho que internet também tem o adicional de possibilitar que a gente conheça as pessoas pelo papo, e não pela aparência e tal tal tal. Tipo, vc vai lá, conversa com a pessoa sobre o que vcs gostam (pq qdo vc conhece pela internet ainda não rola de conversar só fofocas), e aí descobrem afinidades, e a coisa se desenrola. Já fiz grandes amigos pela internet, alguns que consegui conhecer, outros não. E já me surpreendi tb com o tempo q leva pra algumas pessoas "virarem" amigas da gente. Acho q não tem regra, só acontece. Tem gente q a gente desconfia, leva tempo. Tem gente que já chega simpático, com aquela "alguma coisa" que a gente gosta, mas não sabe bem o que é. Sei lá. Só sei que é legal!

    ResponderExcluir