content='786389851402381 property='fb:admins'/>

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A história do cabelo...

Hoje eu resolvi me entregar à futilidade e escrever sobre algo muito importante para mim: MEU CABELO! Não, você não entendeu errado, eu realmente vou me dar ao luxo de falar sobre a minha relação com meu cabelo e se você acha que esse é uma assunto muito fútil para perder seu tempo lendo, essa é a hora certa de clicar no X do canto direito da página hahaha.

Desde novinha eu sempre tive uma relação muito estranha com meu cabelo. Ele sempre foi super fininho e cacheado. Por isso eu sentia (e ainda sinto) muita dor quando alguém tentava penteá-lo e só minha avó sabia pentear sem eu dar escândalo. Como eu não morava com ela e ninguém lá em casa tinha nem muito tempo e nem muita paciência para ficar correndo atrás de mim com a escova na mão (porque eu fugia mesmo), acabava que eu tinha que me contentar com o cabelo curtinho. Se você olhar minhas fotos de infância, são raras as que eu estou com o cabelo bonitinho como nessa, na grande maioria delas eu tô com um verdadeiro ninho de passarinho na cabeça e nas outras eu tô com o cabelo super curtinho. Mas eu nem ligava, afinal eu nunca fui uma menina muito feminina, eu sempre gostei mais de brincar com os garotos e nunca tive muita paciência para me enfeitar. Não ligava para nada do tipo cabelo, roupa, sapato. Vaidade era uma palavra desconhecia para mim. 

Eu aos 13 anos
Os anos passaram e veio a puberdade e foi nesse época que eu comecei, vagarosamente, a descobrir o significado da palavra vaidade. Foi também nessa época que eu pintei meu cabelo pela primeira vez. Deixa eu explicar: desde pequenina eu sempre sonhei em ser ruiva, mas ruiva de verdade, com direito à sardas e tudo mais. Bom, quanto às sardas não há muito o que fazer, mas foi por volta dos 13 anos que eu descobri que eu podia sim ser ruiva haha. Foi então que, mesmo ainda sendo menina-muleque, eu fiquei ruiva pela primeira vez. Na época, como eu ainda não era muito vaidosa, eu não me importava com desbotamento e raíz aparecendo. Eu também não tinha nenhum tipo de renda, então só conseguia comprar tinta quando ganhava algum dinheiro de presente. Era um desastre, o vermelho desbotava, virava agua de salsicha e ficava com vários centímetros de raíz, mas eu não estava nem aí para isso, o importante é que tinha o cabelo vermelho hehe.
 
Os anos se passaram e a adolescência chegou e com ela a minha fase gótica-tenho-que-ser-igual-aos-meus-amigos-senão-eles-não-vão-gostar-de-mim me pegou em cheio. Nessa fase não só eu mudei várias coisas em mim para poder se aceita no meu grupo de amigos (o que é a maior burrice que qualquer adolescente pode fazer), mas eu também reprimi várias características minhas, uma delas foi a vontade de ser ruiva. Nessa época eu comecei a pintar o cabelo de preto azulado e foi também nessa época que eu virei mais feminina e vaidosa. 



Depois que a fase gótica-sem-personalidade-própria passou, eu comecei a experimentar com novas cores pro meu cabelo. A mudança foi gradativa. Primeiro eu fiz algumas mexas vermelhas junto com o preto, depois eu pintei a parte de baixo dele de vermelho e deixei em cima preto (quase igual o Ozzy tinha durante o reality show dele). Depois eu fiz a maior burrada cabelística já cometida por mim: meio que inspirada no cabelo da Shakira no clipe Objection, eu resolvi fazer uma mistura entre preto e loiro, só que ao invés de ir fazer isso com um profissional, eu pedi minha prima pra me ajudar. O resultado foi desastroso! 
 
Depois desse desastre cabuloso, eu resolvi voltar para minhas origens tratei logo de passar um vermelho cereja e deixar de ser mutante bizarra. Só que como nessa época eu já era vaidosa, o fato do vermelho desbotar muito rápido começou a me incomodar e eu comecei a ficar irritada com a obrigação de pintar o cabelo todo mês. Custava caro, dava trabalho, e enchia o saco. Mas era tão bonito....Depois de quase um ano pelejando para evitar o efeito "agua de salsicha" eu acabei apelando e num momento de puro ódio eu taquei um preto no cabelo. Não precisa nem dizer que me arrependi amargamente, né? 


Cabelo desastre




Depois disso eu resolvi dar um tempinho para meu cabelo descansar de tanta mudança e uns 6 meses depois de ter "repintado" de preto, eu resolvi que era hora de uma mudança drástica. Eu iria tentar ser loira! Só que dessa vez eu não fiz burrada e fui procurar ajuda profissional pra isso. Até ficou legal, mas não tinha nada a ver comigo. Todo mundo falava que tava lindo, mas eu não me sentia a vontade sendo loira e nem conseguia me reconhecer com aquele cabelo. Eu acho que não tenho alma de loira haha. Eu já não pretendia repetir a façanha antes de conhecer o Stefan, mas depois de conhecê-lo ele meio que me proibiu de ser loira, ele disse que se fosse para se casar com uma loira ele casava com uma holandesa mesmo haha.

 
Enfim, a "loirisse" durou poucos meses e logo lá estava eu de volta a cor verdadeira da minha alma, o vermelho. Dessa vez um vermelho menos vivo e mais natural, assim não iria desbotar tanto e não me daria tanto trabalho. E no vermelho eu me manti até as vésperas de vir morar na Holanda. Eu fui dar ouvidos à algumas meninas que já moravam aqui e que me falaram que tinta por aqui é extremamente caro. Não é! Bom, depende do seu ponto de vista. Se você for comparar com o real, 15 euros por uma tinta é um absurdo, mas se você for pensar que ganhar em euro e gastar em euro é o mesmo que ganhar em real e gastar em real, então 15 euros é um preço super normal para uma tinta, não é? Por causa disso eu, que já nem lembrava mais a cor natural do meu cabelo, pela primeira vez na vida pintei de castanho e deixei voltar ao natural.

Poucos dias antes de vir p/ Holanda
Cor natural que eu nem lembrava mais

Em 3 anos de Holanda eu só dava um banho de brilho nele no final do verão para tirar aquela cor de palha queimada que o sol e o mar deixam nos cabelos escuros. Nada além disso. Até esse ano em que eu vi que uma drogaria daqui estava fazendo promoção em todos os artigos da cor vermelha (porque é a cor do outono) e foi aí que eu decidi que era hora de voltar a ser ruiva haha. Eu comecei passando um vermelho quase castanho por dois motivos, primeiro porque eu estou a procura de emprego e acho que uma cor muito chocante no cabelo pode passar uma mensagem errada ao empregador, segundo porque o senhor meu marido tem meio que aversão à mudança, então qualquer coisa muito radical ele rejeita de cara, por isso a mudança tem que ser gradativa, senão ele vai passar dias e mais dias enchendo o saco para eu voltar pra cor natural. Bom, a minha tática funcionou porque ele achou lindo e disse que agora eu tenho que ser ruiva para o resto da minha vida haha. E é essa mesmo a minha intenção, nunca mais deixar de ser ruiva. A questão agora é só encontrar o tom perfeito, mas isso só acontece com algumas tentativas. Olha só como meu cabelo está agora:




6 comentários:

  1. Liss em todas as fotos seu cabelo está lindo. E a nova cor ficou perfeita. Eu tenho pouquissimo cabelo e é bem finhinho, todo mundo sempre me recomendou nunca pintar, mas eu faço isso desde os 12/13 também. Já tive franja azul (antes dos emos existirem), já tive luzes loiras, já fiquei anos no preto azulado e por fim aderi aos vermelhos.

    Uma trabalheira só, primeiro porque tive que fazer decapagem pra remover todos os layers de tinta preta (eu nao posso descolorir), depois nao chegava no tom de vermelho que eu queria. Até ai fazendo tudo com profissional. Demorou meses até eu conseguir a cor, mas tinha que pintar a cada duas semanas pra não ficar desbotado e lá vai quimica. Depois aqui eu não conseguia achar o tom que eu gostava, então eu mesma (sem grana pra pagar), descolori em casa e cheguei em um tom laranja que eu gostei, mas ficou com algumas manchas, joguei vermelho, agora parei, porque destrui completamente o pouco de cabelo que eu tinha (mas como eu disse, eu abusei e fiz tudo sozinha). Agora estou me segurando pra não jogar um preto novamente.

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Ei Si, então, eu nunca descolori e nem fiz decapagem no cabelo, sempre achei muito perigoso jogar química forte nele e sempre tomei cuidado com a qualidade das tintas que uso, muitas vezes vale à pena pagar uns 5 euros a mais e saber que a tinta não vai destruir tudo...

    Mas na grande maioria das vezes que eu pintei eu fiz sozinha, só quando eu resolvi ficar loira é que eu fui num profissional pq achei mto perigoso fazer sozinha. Mesmo assim mesmo, a gente chegou no tom que eu queria só com tinta, não descolorimos nada.

    O problema do preto é que depois que vc passar só mesmo um milagre pra acabar com ele. Mas se vc esperar uns 6 meses ele sai todo e seu cabelo volta a virar "virgem", aí é mto mais fácil mudar a cor sem ter que jogar tanta química forte.

    Mas o problema do vermelho é exatamente a manutenção que as outras cores não tem. Além de ter que se preocupar com a raiz, o desbotamento é intenso e acaba saindo mto caro manter um vermelho vivo bonito. Por isso é mais fácil passar tons mais naturais de vermelho, eles são mais fáceis de manter bonito.

    Agora que eu descobri um tom legal, vou tentar ficar ruiva por mais tempo, vou tentar não desistir daqui alguns meses hahaha

    ResponderExcluir
  3. você fica bem de loira viu!!! e a cor de agora esta bem bonita, mas oq me impressionou foi a cor dos seus olhos, muito diferente e bonito!!!

    ResponderExcluir
  4. Vc fez ao contrário!!!! Minha fase góteka foi justamente a que me possibilitou ser ruiva! hahahaa Bom, eu sempre quis desde criança, mas só na fase góteka consegui convencer minha mãe a deixar hahaahha
    E c experimentou um bocado de coisa, hein! Nu! hahaha
    Bom, minha experiência de quem passa/passou por essa coisa de procurar emprego com cabelo vermelho (e lá se vão quase 10 anos assim): não tem NADA a ver. O que atrapalha é quando fica uma coisa obviamente artificial e mal cuidada. Ou seja, a questão é achar uma tonalidade do vermelho que combine com seu tom de pele e olhos, pra harmonizar, e aí ninguém vai falar nada, e podem até achar lindo. Eu, particularmente, achei que essas últimas fotos, com seu cabelo atual, ficaram ÓTIMAS. Esse é o seu tom! Só não sei se tá assim de verdade como eu enxerguei, né, pq afinal é foto e foto nunca sai do jeito q tá hahaahahah

    ResponderExcluir
  5. haha Redd, vc é mto engraçada. Sabe que quando eu pintei pela primeira vez ao 13 anos eu nem falei nada pra minha mãe, quando ela viu ela queria até raspar minha cabeça. Aí com o tempo ela desistiu de tentar me mudar haha (tbm eu já fiz tanta coisa que se ela não desistisse ela iria enlouquecer)...

    Mas então, na fase gótica eu meio que era uma super maria-vai-com-as-outras. Todas as minhas amigas tinham cabelo preto, eu não podia ser diferente, né? (tá, eu era retardada e estou ciente disso haha)

    Então, é por isso que eu passei um tom mais discreto, pq se fica uma coisa mto "cheguei" os empregadores mais conservadores podem receber a mensagem errada. Mas eu tbm adorei esse tom (obrigada pelos elogios btw), só que como vc disse, na foto ele fica mto mais vibrante do que é de verdade, eu queria passar um tonzinho mais claro pra ficar mais vibrante ao vivo tbm...ná próxima vez que eu for pintar eu vou tentar um tom mais claro, mas quero manter bem próximo do castanho pra continuar natural e não ficar parecendo desenho animado hahaha

    ResponderExcluir
  6. ameı o ultımo cabelo.... o atual..
    eu ja tıve o cabelo de todas as cores... ate mesmo 5 de uma vez so.
    so jesus na mınha causa vıu.

    ResponderExcluir