content='786389851402381 property='fb:admins'/>

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bandas que mais marcaram a minha vida - parte 3

Oi pessoas, eu sei que já faz um bom tempo que não escrevo aqui, me perdoem por isso. Minha vida tem sido uma eterna espera e por isso eu não tenho feito muitas coisas interessantes e conseqüentemente não tenho muito o que escrever por aqui. Mas lendo o blog da Redd de repente me lembrei da parte desse blog em que eu falo de artistas que admiro muito. Então resolvi aproveitar a deixa do post da Redd e falar um pouco sobre a melhor artista que surgiu na última década, a Joss Stone.

A Joss pra mim é uma das melhores cantoras da atualidade. Quando ela surgiu, entre 2003 e 2004 eu estava largando minha faze "gostika tr00 from hell" e me apaixonei por ela sem o menor medo de ser feliz. Na época ela tinha apenas 15 anos e sua voz me deixava em êxtase! Mas apesar do cd (Soul Sessions) ser super gostoso de ouvir, eu achava meio chato pq é um cd somente com regravações.
Fell In Love With A Boy (White Stripes)

Aí, mais ou menos um ano depois saiu o Mind, Body and Soul e eu pirei na batatinha com ele, principalmente com o fato de que 80% das músicas foram compostas por ela mesma, uma guriazinha de 16 anos. Acho que ele está no top 10 de cds que mais ouvi na vida.
Spoiled (musica escrita pela Joss que me dá arrepios de ouvir)

Então ela resolveu experimentar com o hip hop no Introducing Joss Stone, um álbum que foi 100% composto e co-produzido por ela. Esse álbum tem umas músicas muito boas, mas no todo não me agradou muito, ficou muito super produzido e faltou exatamente a pitada da alma (trocadilho com soul haha) que era a marca que me fez apaixonar pela Joss. Acho que o cd é também o que menos mostra seu poder vocal.
Tell me about it (primeiro single do álbum)

Agora vem a parte do porque ela é uma das poucas artistas que eu admiro não só artisticamente, mas tbm a personalidade. Além de ser a doçura em pessoa, Joss tem uma personalidade inquebrável e não deixa ninguém passar por cima dela e de sua arte. Ela não vê música como uma forma de fazer dinheiro, e sim como uma forma de se expressar e se libertar, o dinheiro pra ela é só uma conseqüência e não um objetivo. E por isso ela teve vários problemas com sua antiga gravadora EMI que, já durante a divulgação do Introducing, começou a sabotá-la por ela não cumprir com algumas exigências da mesma (tais como voltar a ser loira). E por isso o álbum foi super mal divulgado tendo somente dois singles.

Alguns anos depois, Joss que resolveu se livrar de toda a super produção do Introducing e resolveu gravar um cd em casa, somente um computador, mics e amplis, dois amigos pra ajudarem na composição das musicas e sua banda. O cd foi todo gravado em uma semana numa maneira super old fashioned (making off). Com isso a gravadora ficou putaça e Joss teve que começar uma briga infinita pra conseguir lançar o cd. Depois de quase 2 anos Joss conseguiu o que queria, lançar o álbum Coulor Me Free, mas a gravadora disse que não iria investir um centavo na divulgação do cd, então Joss resolveu fazer tudo sozinha e começou um processo longo e caro pra se desligar da EMI. Depois de muita luta, ela pagou uma multa milionária e finalmente se livrou da gravadora que a impedia de voar alto e montou sua própria gravadora, a Stone'd Records.
Incredible (minha favorita do Coulor Me Free)

Joss também já fez alguns trabalhos como atriz, ela atuou no filme Eragon fazendo um pequeno papel como uma vidente. Ela também participou da terceira temporada da série The Tudors no papel de Anne of Cleves. Joss também participou do filme Snappers no papel de uma lésbica, mas sua antiga gravadora não aceitou o papel e por isso o filme nunca foi lançado.

No momento Joss está trabalhando em composições pra um novo álbum, tem trabalhado como cantora convidada com vários artistas e tem contratado novos artistas pra sua gravadora.
Joss Stone foi convidada pra cantar em algumas musicas do novo álbum de Jeff Beck



Além disso tudo, Joss está se preparando pra entrar pro livro dos recordes ao cantar no show mais alto do mundo. Sim, Joss foi convidada pra fazer um show pra ajudar crianças carentes na região do Himalaia. Joss está sempre envolvida em causas para ajudar crianças e animais, recente ela posou pra uma campanha contra o uso de peles de urso.

Enfim, Joss Stone é uma menina-mulher com cara de anjo, jeitinho doce, meigo e carinhoso e personalidade forte e determinada. Joss mostrou que não é preciso milhões de dolares pra se fazer música boa, mostrou que não é preciso ser "sexy symbol" pra vender álbum e mostrou também que se vc tem a oportunidade de fazer o que mais ama do jeito que quer, pra que ouvir pessoas que querem te moldar e te obrigar a fazer algo que não quer? Joss tem somente 24 anos e quase uma década de carreira e mais um futuro brilhante à sua frente. Eu espero sinceramente que as pessoas percebam seu valor como artista e que a deixem voar alto, pois eu quero muitos álbuns dela pra deixar minha alma mais leve.

Free Me (música que ela diz o que pensa sobre sua antiga gravadora)
Ain't I got you on your back foot
If you know I got you really good
'Cuz that's something deep inside of me
I've got to (be)

And if you find it hard to follow me
If I loose you in my jet stream
Then you only gotta raise your eyes
And see me fly

Don't tell me that I won't
I can
Don't tell me that I'm not
I am
Don't tell me that my master plan
aint coming through
Don't tell me that I won't
I will
Don't tell me how you think
how I feel
Don't tell me cuz I know what's real
what I can do

Something that you don't see everyday
A Little girl who'll find a way
Through a world that is designed to
break all of your dreams


If There's someone thing I will say to you
It's that, there's nothing that you can't do
'Cuz it's all about your attitude
Don't let them get to you

Don't tell me that I won't
I can
Don't tell me that I'm not
I am
Don't tell me that
my master plan aint coming through
Don't tell me that I won't
I will
Don't tell me how to think
how to feel
Don't tell me 'cuz I know what's real
What I can do

And when we're
Singing in our own voice
We can make that choice,
to be, to be free

Music, yeah, I luv it
Free me EMI
PS: Tava esquecendo de comentar o fato dela morar numa fazenda numa vilazinha perto da cidade de Denver, Inglaterra. Isso tudo prova que mesmo depois de toda a fama e dinheiro, ela continua sendo uma pessoa super simples e pé no chão e nunca deixou essas futilidades lhe subirem a cabeça. Isso me faz admirá-la de uma maneira que eu nunca imaginei que admiraria um artista....

3 comentários:

  1. Uma das coisas que eu mais gosto nela é q apesar do estilo de música q ela faz (onde a gente costuma ver gente mais velha, com um ponto de vista meio dramático da vida), ela tem um jeito meio muleka, menina, feliz e de bem com a vida. ADORO gente assim!

    ResponderExcluir
  2. Sim, ela leva a vida numa leveza que dá inveja na gente. Algumas pessoas que já trabalharam com ela dizem que ela é um pé no saco, mas eu acho que essas são as pessoas que tentaram moldar a personalidade dela e não conseguiram e por isso acham ela difícil de lidar.

    Eu acho que ela é super alegre e divertida, fora que é um doce de pessoa. Suas músicas, mesmo as mais tristes, refletem seus sentimentos e não as deprê clichês que acontece tanto nesse estilo "soul/blues/jazz" eu gosto do fato dela dar uma pitada pop alto astral pra esse estilo...

    Acho que talvez pela idade e pelo fato de nunca ter realmente trabalhado com alguém que desafie sua capacidade vocal em um álbum inteiro, ela ainda tem muito a evoluir nesse quesito. Mas já foi mais do que provado que, quando ela é desafiada, ela faz muito bonito e consegue coisas que 90% das cantoras por aí não conseguem....

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Liss!

    Bem, não tem nada a ver com o post o comentário, espero não incomodar...

    Me chamo Débora, ano que vem estou me formando em Física, aqui no Brasil, com intuito de fazer mestrado na Holanda. Nunca sai do país ou morei sozinha, será, no mínimo, uma situação completamente inusitada para mim. Não conheço muito o país (Na verdade, não conheço nada né?), vi seu blog, resolvi te seguir (aqui e no twitter), quem sabe a gente não troque umas ideias!

    Abreijos, até breve!

    ResponderExcluir